A história da cerveja no Brasil



A história da cerveja no Brasil
A história da cerveja no Brasil

A história da cerveja no Brasil


A cerveja demorou a aportar no Brasil, tendo sido primeiramente trazida pela Companhia das Índias Orientais, no século XVII, junto com os holandeses. 

Com a saída dos Holandeses do país em 1654 o produto sumiu por quase 150 anos, reaparecendo apenas em 1808, quando a Família Real portuguesa desembarcou no Brasil Colônia.

Leia também - A história da Cerveja Heineken

Cachaça, bebida mais popular

Na verdade, a cachaça era a bebida alcoólica mais popular no Brasil antigo. Além dela, eram importados licores da França e vinhos de Portugal, especialmente para atender à nobreza.

A partir de 1830, algumas iniciativas pioneiras de produção artesanal de cerveja foram realizadas por famílias de imigrantes, mas apenas para seu próprio consumo.

Devido à grande influência comercial que a Inglaterra exercia sobre Portugal nessa época, as cervejas inglesas dominaram o mercado brasileiro até os anos 1870. 

Leia também - A história da Cerveja Jever Pilsener

Século XIX

No final do século XIX, o governo quadruplicou os impostos de importação, o que inviabilizou totalmente a comercialização do produto estrangeiro no país.

A produção de cerveja no Brasil até o final do século XIX se fazia artesanalmente e com muitas dificuldades. A falta de cevada e lúpulo, importados da Alemanha e da Áustria, era contornada com uso de outros cereais (arroz, milho, trigo, etc.).


Lúpulo
Lúpulo
Cevada
Cevada














Mas as maiorias dificuldades eram as relacionadas à refrigeração, considerando-se que produzir e conservar cerveja em um país tropical era um enorme desafio. Máquinas a vapor para resfriamento da bebida eram raras e caras.

Antes de 1850, as pequenas cervejarias surgiram no Rio de Janeiro, em São Paulo e no sul do país:
  • Cervejaria Brasileira (Rio de Janeiro 1836);
  • Henrique Schoenbourg, São Paulo 1840);
  • George Heinrich Ritter (Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, 1846);
  • Henrique Leiden (Rio de Janeiro, 1948);
  • Vogelin & Bager (Rio de Janeiro, 1848);
  • João Bayer (Rio de Janeiro, 1849);
  • Gabriel Albrecht Schmalz (Joinville/ Santa Catarina, 1850);
  • Henrique Kremer (Petrópolis, Rio de Janeiro, 1854);
  •  Carlos Rey (Petrópolis/ Rio de Janeiro, 1853);

Logo algumas atingiram escala industrial de produção: a Imperial Fábrica de Cerveja Nacional, de Henrique Leiden & Cia, a Voeglin & Bager, a Carlos Rey & Cia., e a de Henrique Kremer, que se tornou Imperial Fábrica de Cerveja Nacional em 1876 e que, em 1898, passou a se chamar Cervejaria Bohemia.

Brahma e Antarctica

Em 1888 surgiram as duas grandes cervejarias que fariam a história no Brasil: a Cia. Cervejaria Brahma e a Cia. Antarctica Paulista.


Cia. Antarctica Paulista
Cia. Antarctica Paulista

Cia. Cervejaria Brahma
Cia. Cervejaria Brahma
O início do século XX foi marcado pelo surgimento de muitas micro cervejarias, animadas com a nascente sociedade burguesa, o início da industrialização e a chegada de um grande número de imigrantes europeus. Essa foi a época da malandragem e da boemia, que fincaram suas raízes na cultura brasileira para sempre.

Matéria prima

Com o advento das duas Grandes Guerras, a escassez da matéria-prima importada - especialmente o lúpulo -  impactou diretamente a produção de cerveja, que diminuiu drasticamente.

Em 1966 e 1967 surgem a Cerpa - Cervejaria Paraense - e a Skol. Respectivamente. Quatro anos depois, é lançada as primeiras latinhas de cerveja brasileira, feita de folha de flandres: a Skol Pilsen.

Skol primeira cerveja em lata do Brasil
Skol primeira cerveja em lata do Brasil
A partir da década de 1980, a cultura cervejeira no Brasil passa por uma refrescante transformação, impulsionada pelo renascimento da cerveja em todo o mundo. Diversas micro cervejarias são abertas no país, modernas choperias renovam o ambiente da tradicional boteco, opções de estilos se ampliam e as mulheres se incorporam ao mercado de consumo, modificando o perfil predominantemente masculino de até então.

Em 1980, surge a Cervejaria Kaiser, em Divinópolis - Minas Gerais, e em 1989 a Primo Skincariol passa a produzir cerveja no interior de São Paulo.

Surgimento da Cervejaria kaiser
Surgimento da Cervejaria kaiser

Em 1999, a partir da fusão Companhia Antarctica Paulista e a Companhia Cervejaria Brahma, surge a Ambev - Companhia de Bebidas das Américas. A criação da AMBEV e sua posterior fusão a gigante belga Interbrew foram dois dos fatos mais marcantes da história da cerveja brasileira e mundial das últimas décadas. Com o nome de Inbev, a nova empresa mundial, a partir de 2004, tornou-se a maior produtora do mundo.

Leia também - Tudo sobre a espuma da cerveja


SHARE

Unknown

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário