Você também deve começar com um paladar limpo sempre que possível. Juízes de cerveja profissionais bebem água e comem bolachas água e sal para limpar as papilas gustativas entre as cervejas. Com isso em mente, é hora de começar.
O aroma
O primeiro gole é com os olhos, e muitas pessoas consideram primeiramente a aparência. No entanto, o aroma desempenha um papel enorme na compreensão da cerveja. Os sentidos olfativos afetam a forma como você saboreia comidas e bebidas; beba uma cerveja quando estiver resfriado e você perceberá como até a mais fortemente lupulada pode ser fraca.
O aroma se desenvolve ao longo da bebida, e os óleos do lúpulo são particularmente voláteis nos estágios iniciais. Por isso, pode ser uma boa idéia cheirar rapidamente o gargalo da garrafa, onde o aroma está condensado, e depois compará-lo com o aroma depois de servido no copo e propagado.
A coroa de espuma mantém boa parte do aroma de lúpulo, então o cheiro é muitas vezes lupulizado no início; em seguida, à medida que os óleos se dissipam, você sente mais o malte.
A aparência
Se você não for muito tímido, então segure o seu copo contra a luz para admirar a sua cerveja. Desde a clareza dourada de uma lager, ao brilho acobreado das bitters, até as stouts rubi avermelhadas mais escuras, as cervejas são bonitas de se ver.
Essa é também uma boa maneira de avaliar a qualidade. A turvação não é necessariamente uma coisa ruim; ela pode surgir com a agitação dos sedimentos em ales engarrafadas, e é característica de cervejas de trigo ou não filtradas. Porém, definitivamente não é bom ter pedaços estranhos flutuando pela cerveja.
"Uma coisa que torna a cerveja fascinante é que cem pessoas podem beber o mesmo exemplar, mas todas elas terão perspectivas diferentes."
O sabor
Agora vamos beber! Tome um gole, e outro, e depois outro... Movimente-o em torno da lingua, maravilhe-se enquanto o gosto se propaga no início e se desenvolve rumo ao final. Devagar, recoste-se na cadeira e comece a desvendar todos os sabores que surgirem.
Lúpulos, malte, água, levedura e, em alguns casos, ingredientes especiais, todos têm um papel a desempenhar no sabor e no corpo da cerveja. Por corpo, queremos dizer a textura da bebida - encorpada, forte, aguada, fresca, não carbonatada e oleosa são descrições possíveis.
Então, como é a sua cerveja? O que você gosta nela? O que não gosta? Ao formar uma opinião, você pode traçar o seu caminho através dos tipos, fazendo as melhores escolhas na hora da compra quando tiver apenas o nome da cerveja, a cervejaria e o estilo.
O retrogosto
O final descreve aquelas últimas sensações que ficam quando o sabor desaparece. Ele é também um estado de espirito. Como você se sentiu? A cerveja simplesmente matou sua sede ou também te surpreendeu? Você a beberia de novo, procuraria cervejas semelhantes ou vai deixa-la de lado?
0 comentários:
Postar um comentário